O primeiro disco do Rage Against The Machine

O disco mais clássico dessa super banda que mistura rap com rock com um dos maiores guitarrista do rock contemporâneo!! Letras que critacam o modelo norte-americano vale apena!!


                                                    http://depositfiles.com/pt/files/yu2aa8iua


Filme: Um Olhar do Paraíso


Um belo filme feito por Peter Jackson, no qual parte de uma tragédia que é o assassinato de uma menina e as consequencias que ocorrem com sua família pós sua morte. Mas a menina não vai para o céu e nem para o purgatório, ela está na metade do "caminho" e acompanha a tentativa de pegarem seu assassino. Esse filme mágico, trágico e sensível ao mesmo tempo, vale a pena ver!!!!


Um pequeno texto sobre bacias hidrográficas

Estou postando um arquivo com um pequeno texto sobre bacias hidrográficas, espero que ajude no trabalho.



Os rios e seus afluentes:
uma rede organizada


Cursos de água
A água, desde que cai no solo, organiza-se e escorre dos pontos mais elevados para os menos elevados através de canais escavados pelas próprias águas. A água pode ter um forte poder erosivo, quando circula em grande velocidade e quantidade.

As águas que se precipitam sobre o solo podem ser:

- de carácter temporário - As torrentes, que só existem em ocasiões em que chove, secando noutras épocas. São geralmente cursos de água de montanha, rápidos e de regime irregular, pois dependem da quantidade de  água das chuvas que recebem. Uma torrente tem três partes: a bacia de recepção, onde a erosão é mais intensa; o canal de escoamento, ou parte média, onde a acção de transporte é muito intensa, devido à velocidade da água; e o cone de dejecção ( no sopé da montanha), onde são acumulados os sedimentos transportados.




Figura - Torrente




Figura -  Rio
- de carácter permanente -  os rios, as ribeiras e os ribeiros, que correm, de forma mais ou menos continua,  em canais por eles próprios escavados no solo (os vales).
Todos os rios possuem uma nascente, local onde nasce o rio; leito, terreno ocupado pelas águas do rio; margens, terrenos que rodeiam o rio e a foz, local onde desemboca, que pode  ser o mar,  lago ou outro rio, e neste caso denomina-se afluente.
Um rio caracteriza-se pelo seu comprimento, pelo caudal, regime hidrográfico e pela bacia hidrográfica.
Os rios estão diretamente associados ao clima, uma vez que o caudal é variável (essa variação deve-se tanto a secas prolongadas como a cheias). A variação de caudal verificada durante um ano designa-se Regime.
A um conjunto de um rio principal, seus afluentes e subafluentes chamamos rede hidrográfica.
A densidade de uma rede hidrográfica e a dimensão dos cursos de água dependem da abundância ou escassez de precipitação. Assim se compreende que a rede hidrográfica do rio Nilo  o mais extenso do mundo sela menos densa que a do Amazonas, que é o mais caudaloso - transporta maior quantidade de água.


Rede hidrográfica do Tejo



Figuras - As redes hidrográficas dos dois maiores rios do mundo: Nilo e Amazonas

A seguir, os maiores rios do mundo - Nome, localização, extensão (km) e Foz
O conjunto formado pela corrente principal (rio principal) e os afluentes constitui a bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água, isto é: o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água, ou seja, toda a superfície de terreno, medida em km2.
A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos de água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas. Essa área é limitada por linhas divisórias ou interflúvios - áreas mais elevadas que marcam a mudança de sentido no escoamento das águas e, como tal, a separação das redes hidrográficas.
Figura - Bacia hidrográfica
 
Catalogações de especialistas em geografia, de acordo com a maneira como flúem as águas, classificam as bacias hidrográficas em:
  • Exorréicas, quando as águas  drenam direito para o  mar;
  • Endorréicas, quando as águas caem em um lago ou mar fechado;
  • Arréicas, quando as águas se escoam alimentando os lençóis freáticos;
  • Criptorréica, quando o rio se infiltra no solo sem alimentar lençóis freáticos ou evapora;
As maiores bacias hidrográficas do mundo são as seguintes - Nome, localização e área (km²):

      Bacia Amazónica, Brasil, 7.050.000
      Bacia do Congo, Zaire, 3.690.00
      Bacia do Mississipi, EUA, 3.328.000
      Bacia do Rio da Prata, Brasil, 3.140.000
      Bacia do Obi, Federação Russa, 2.975.000
      Bacia do Nilo, Egipto, 2.867.000
      Bacia do Ienissêi, Federação Russa, 2.580.000
      Bacia do Níger, Nigéria, 2.092.000
      Bacia de Amur, Federação Russa, 1.855.000
      Bacia do Rio Amarelo, China, 1.807.199

Principais elementos topográficos e linhas de água de uma bacia hidrográfica.




   



Powered By Blogger